MICROSCOPIA ESPECULAR DE CÓRNEA é um exame que analisa a córnea, realizando a contagem do número de células da camada mais interna da córnea e apresentando o aspecto destas células, que podem apresentar algum tipo de degeneração ou distrofia. Avalia a quantidade e qualidade das células endoteliais, responsáveis pela integridade e transparência corneana. Importante na avaliação pré e pós-operatória de cirurgias refrativas e de catarata e no acompanhamento das doenças corneanas.

COMO É FEITO O EXAME?

O paciente é colocado em frente a um microscópio digital que irá registrar a imagem do endotélio, aumentando-a em milhares de vezes. Assim, o médico consegue avaliar a quantidade de células presentes na região, o tamanho e formato das células e se o endotélio é saudável. O exame é indolor e não há contato com o olho do paciente.

QUAL A INDICAÇÃO DO EXAME?

O exame é realizado no pré-operatório de cirurgia catarata, no pré-operatório de cirurgias refrativas e cirurgias corneanas, para controle do uso de lentes de contato, para a avaliação doenças da córnea.

ORIENTAÇÕES

Suspenda o uso da lente de contato.