A CIRURGIA DE CATARATA moderna é um procedimento bastante seguro. CARACTERÍSTICAS DO PROCEDIMENTO:

  • É realizada sob anestesia local, sendo o tratamento definitivo da CATARATA.
  • Substitui o cristalino opacificado por uma lente artificial, que irá recuperar sua função perdida.
  • Quando se usa a técnica da facoemulsificação, o tempo de cirurgia é menor, a incisão cirúrgica é menor, e não há a necessidade de “pontos” (na grande maioria das vezes), o que permite uma recuperação mais rápida da visão.
  • Utilizamos as mais modernas técnicas e mais modernos equipamentos disponíveis nos dias de hoje
  • A Cirurgia de Catarata exige cuidados pós-operatórios, como qualquer outra.

A CIRURGIA DE CATARATA RECUPERA TOTALMENTE A VISÃO?

A CIRURGIA DE CATARATA é realizada visando à recuperação total do olho afetado, mas o nível de recuperação visual vai depender da existência ou não de doenças, da qualidade do material e medicamentos utilizados na cirurgia, de alterações de outras estruturas oculares associadas à catarata (doenças da córnea, doenças da retina e do nervo óptico, principalmente) e, igualmente, da magnitude dos riscos e complicações que podem ocorrer durante e após qualquer cirurgia.

RECOMENDAÇÕES:

  • Não use colírios, especialmente os que contêm corticóides, sem recomendação médica, e respeite o prazo determinado pelo médico para a aplicação do medicamento;
  • Consulte também o oftalmologista sempre que notar alguma alteração visual. A evolução da catarata é lenta, pode ocorrer primeiro em um dos olhos e a pessoa vai se acostumando com a perda progressiva da visão;
  • Não tenha medo da cirurgia. Os resultados são animadores e a recuperação, muito rápida.

A CIRURGIA DE CATARATA É SEGURA? DEVO ME PREOCUPAR?

A CIRURGIA DE CATARATA é sem dúvida uma cirurgia extremamente segura, desde que realizada em ambiente adequado por profissional qualificado. A grande maioria dos pacientes apresenta um importante ganho visual, com melhora da qualidade de vida. Além disso, caso seja optada por uma lente multifocal, o paciente pode ainda se livrar do uso dos óculos.

COLOCAÇÃO DAS LENTES INTRAOCULARES PREMIUM

Durante a Cirurgia de Catarata, há obrigatoriamente a necessidade do Implante da Lente Intraocular substituindo o cristalino opacificado (catarata). Logo, podemos e conseguimos aproveitar esta oportunidade para corrigir os erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) e permitir uma redução da dependência ou até mesmo “se livrar” dos óculos após a operação.

LENTES INTRAOCULARES TÓRICAS

AS LENTES TÓRICAS são ideais para aquelas pessoas que têm astigmatismo moderado a alto e querem enxergar de longe, sem a necessidade de óculos. Ela corrige até altos graus de astigmatismo corneano. O astigmatismo, para ser corrigido, precisa de uma lente com poder em um determinado eixo, que vai de 1 a 180 graus. A lente tórica possui uma marcação específica e deve ser obrigatoriamente posicionada dentro do olho no eixo programado para cada paciente. Com essa lente é possível remover a catarata e o astigmatismo com apenas um procedimento. Então, o paciente que opta pelas lentes intraoculares tóricas deve esperar, após sua operação, uma visão nítida e satisfatória para longe, sem a necessidade de óculos ou lentes de contato. No entanto, necessitará ainda do uso de óculos para perto, para leituras de livros, bulas de remédio ou a bíblia.

LENTES INTRAOCULARES MULTIFOCAIS

A LENTE MULTIFOCAL é usada para eliminar ou reduzir a dependência de óculos depois da Cirurgia de Catarata e oferecer visão satisfatória para longe e para perto ao mesmo tempo, sendo portanto usada para corrigir a presbiopia ou vista cansada. Com essa moderna lente intraocular, conseguimos remover a catarata e a presbiopia, em um único passo. O sucesso da implantação da lente intraocular multifocal depende da sua colocação nos dois olhos. A adaptação a elas pode levar de semanas até alguns meses para ocorrer. Isso ocorre pois é necessário que o cérebro se acostume com essa nova situação (visão de longe e perto nítida ao mesmo tempo), através de uma adaptação neurológica. Mas cerca de 85% dos pacientes se verão livres dos óculos e da lente de contato após o implante dessa lente intraocular. Apenas cerca de 15% dos pacientes poderão necessitar dos óculos em situações esporádicas no pós-operatório da cirurgia de catarata. Os melhores candidatos a esse implante são os “jovens” de mais de 50 anos, preferencialmente com catarata e que possuam os olhos saudáveis. Consulte o seu oftalmologista.

LENTES INTRAOCULARES MULTIFOCAIS TÓRICAS

A LENTE MULTIFOCAL TÓRICA é usada para eliminar ou reduzir a dependência de óculos depois da Cirurgia de Catarata e oferecer visão satisfatória para longe e para perto ao mesmo tempo. É, portanto, usada para corrigir a presbiopia ou vista cansada, em pacientes portadores de astigmatismos corneanos de moderado a alto. Resumidamente, essa lente intraocular possui todos os benefícios da lente intraocular multifocal e da lente intraocular tórica ao mesmo tempo.

É indicada para pacientes com astigmatismo corneano de moderado a alto e que desejem eliminar ou reduzir a dependência de óculos para longe e perto após a operação da catarata. Ou seja, em único passo, é possível remover a catarata e eliminar o astigmatismo e a presbiopia (a famosa “vista cansada”).

LENTES INTRAOCULARES ASFÉRICAS

A LENTE INTRAOCULAR ASFÉRICA é usada para corrigir o grau esférico prévio (miopia ou hipermetropia), além de corrigir as aberrações esféricas.

Agende sua consulta para tirar suas dúvidas e saber qual a melhor lente intraocular para seu caso.